A alimentação de pets com necessidades especiais é um elemento básico para garantir a saúde dessas criaturinhas tão especiais. 

Uma dieta equilibrada e na quantidade certa garantirá ao seu amigão uma vida mais equilibrada e feliz. Também impedirá que ele desenvolva condições que poderão agravar o seu quadro clínico – como, por exemplo, a obesidade. 

Por ser um assunto tão importante para a qualidade de vida, preparamos este post especial sobre o assunto. 

Acompanhe a seguir dicas imperdíveis para a alimentação de pets com necessidades especiais! 

Alimentação: um momento especial para os pets 

Se tem uma coisa que todos os animais necessitam é de alimentação e todos eles fazem das refeições um momento especial 

Alguns devoram qualquer alimento que você colocar na frente e já querem sair brincando. Outros fazem um charminho pois ficam esperando ganhar algum agrado após saborear a comidinha.  

E, ainda, tem aqueles mais manhosos que querem receber a ração na boca para garantir o máximo de atenção e afago!  

Essas situações são bem comuns e ocorrem também com os pets que possuem algum tipo de deficiência. Um motivo a mais para ter muita atenção com a alimentação de pets com necessidades especiais. 

Animais com limitações locomotoras também podem ser muito glutões ou então super seletivos. 

Contudo, no caso de animais que apresentam algum tipo de deficiência, é importantíssimo que o tutor seja muito regrado com a dieta. 

Desse modo poderá garantir qualidade de vida e minimizar as chances de agravamento do problema locomotor 

Ou, ainda, evitar o desenvolvimento de qualquer tipo de problema de saúde, conforme enfocaremos com mais detalhes no próximo tópico. 

3 aspectos importantes na alimentação de pets com necessidades especiais 

Todo pet – com ou sem deficiências – precisa ter uma boa alimentação, condizente com sua idade e características. 

Pets com problemas renais, cardíacos, hepáticos ou com problemas de pele, por exemplo, dependem de uma dieta específica que considere essas condições. Só assim, será possível garantir uma vida mais saudável e longeva aos seus portadores. 

Da mesma forma, é preciso ter cuidado com alguns alimentos que não devem ser consumidos, sob risco de prejudicar os bichanos. Entre eles, podemos citar: abacate, chocolate, cebola, alho, açúcar, etc. 

Em relação à alimentação de pets com necessidades especiais, listamos abaixo 3 grandes benefícios relacionados ao manejo alimentar. Acompanhe! 

1. Controlar o peso do pet especial

Manter o pet no peso ideal é o mais importante fator no que diz respeito aos cuidados com a comida oferecida aos pets especiais.  

Afinal, um pet no peso ideal, entre outros benefícios:  

  • Não sobrecarrega articulações; 
  • Reduz os riscos de diabetes – para pets que se arrastam a diabetes pode ser uma doença ainda mais séria do que já é, pois as feridas causadas pelo arrasto demorarão a cicatrizar e podem resultar em sérias infecções; 
  • Apresenta melhor capacidade respiratória; 
  • Tem mais energia e disposição para brincar e se exercitar; 
  • Ganha um melhor funcionamento do sistema cardiovascular; 
  • Apresenta menor índice de gordura visceral, que passa a recobrir órgão vitais e reduzir sua eficiência.  

Por isso pesar o animalzinho com frequência, acompanhando a manutenção do peso dele, é uma ótima forma de garantir longevidade e saúde ao pet especial. 

2. Manter a saúde do sistema urinário

Outra vantagem importante de controlar adequadamente a alimentação de pets com necessidades especiais é porque um pet com paralisia pode apresentar problemas urinários. 

Isso ocorre, basicamente, em duas situações:  

  1. O animalzinho não consegue controlar a urina e as fezes; 
  1. Ele não consegue fazer suas necessidades sozinho, necessitando de estímulo físico externo e, algumas vezes, de medicações. 

Em ambos os casos as infecções urinárias podem surgir. E a dieta pode ser uma grande aliada para prevenir episódios de cistite, reduzir variações no pH da urina e minimizar as chances de formação da cálculos urinários.

3. Garantir bom funcionamento do sistema imunológico

Muitas vezes o pet especial pode apresentar redução na eficiência do sistema imunológico.  

Isso pode ocorrer por inúmeros fatores, inclusive uma alimentação que não atenda às necessidades do seu peludo. 

Por isso, uma dieta de boa qualidade é fator importantíssimo a ser levado em consideração!  

E além da alimentação de pets com necessidades especiais ser de qualidade, existem outras alternativas para melhorar a imunidade e prevenir doenças em seu pet.  

É o caso, por exemplo, do emprego de nutracêuticos, os conhecidos suplementos alimentares, bem como dos alimentos funcionais.  

Mas lembre-se que todo nutracêutico ou ingrediente funcional, deve ser recomendado por um profissional capacitado. Ele vai avaliar todo o histórico de saúde do seu pet e recomendar a dieta mais indicada. 

Como você pôde notar, cuidar da alimentação de pets com necessidades especiais não é nenhum bicho de sete cabeças 

Basta ter atenção e garantir que ele receberá alimentos de qualidade respeitando as particularidades do seu quadro de saúde.  

Atualmente existem inúmeras possibilidades para oferecer bons alimentos a pets. Com certeza, uma delas vai se encaixar na rotina da sua família e do seu peludo especial. 

E, claro, quando falamos de dieta e saúde animal, temos que lembrar da importância das atividades físicas. Os animais especiais precisam passear regularmente, tanto para se exercitar, como para se divertir – ainda mais se for em sua companhia! 

Para facilitar esses momentos, considere adotar dispositivos desenvolvidos especialmente para as necessidades de seu amigo.  

É o caso das cadeiras de rodas e próteses da Pineal 3D, desenvolvidas com acompanhamento de médicos veterinários.  

Com a moderna tecnologia 3D, eles são muito confortáveis e leves, perfeitos para devolver a liberdade que seu pet precisa para ter maior qualidade de vida! 

E, então, gostou de saber mais detalhes sobre a alimentação de pets com necessidades especiais? Acompanhe nosso Blog e acesse outros conteúdos semelhantes, entre eles:

 

Prepare sua casa para pets com deficiência 

English
Portuguese
Spanish
× Como posso te ajudar?