Os SRDs, popularmente definidos como vira-latas, são animais – nesse caso, os cães – mestiços, combinação de duas raças ou até mesmo os que se assemelham com uma certa raça, mas não possuem nenhuma classificação. Eles tendem a ser mais adaptáveis (por serem, em sua maioria, adotados em condições adversas), a ter menos problemas hereditários e, diferentemente dos cães de raça, menos exposição a doenças típicas da genética.

Os cães de raça são adquiridos pelos adotantes, geralmente, por terem um temperamento e comportamento previsíveis. Os SRDs são justamente o contrário: apenas com a convivência e observação de seus atos é possível descobrir seus trejeitos e peculiaridades.

Deve ser exatamente por esse fato que, nós, brasileiros – lindo povo miscigenado! – gostamos tanto deles. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest concluiu que vira-latas são os preferidos no Brasil, sendo eles 41% da população canina nas residências e, dentro desse número, 33% são resgatados diretamente das ruas.

A Jiraya, animal SRD, teve parte de seus dois membros posteriores amputados, mais precisamente na metade do metatarso. Por conta disso, sua capacidade de andar, correr e passear ficou limitada e dificultosa, gerando até mesmo feridas no local que tinha atrito com o chão.

Pelo amor ao seu animal, a tutora da Jiraya nos contatou para o desenvolvimento de próteses para os dois membros. Após o processo padrão de molde computadorizado, elas foram desenvolvidas com conforto,  beleza e personalização, contendo até mesmo o nome dela!

Após longos dias e noites sem a mobilidade adequada, a Jiraya voltou a caminhar, correr e passear alegremente – especialmente na praia que ela adora!

Confira esses momentos de felicidade para a Jiraya e sua tutora neste link.

Curiosidade: os cães sem raça possuem o olfato mais aguçado, conseguindo sentir, diferentemente dos humanos, os aromas separadamente e não como um todo!

English
Portuguese
Spanish