Curiosidade: o boxer é o maior cão braquicefálico! Assim como o pug e o buldogue, o boxer tem o focinho curto e, mesmo que tenha porte médio, eles são cães ideais para ambientes internos.

O Boxer como conhecemos atualmente só nasceu na década de 1830, quando o cruzamento de cães das raças Mastiff, Terrier e Bulldog se iniciou . Porém, ele só ficou conhecido na Europa no final do século XIX e na América do Norte em 1903, quando foi exportado.

Ele recebeu este nome por conta de seu porte alto e robusto, a agilidade para enfrentar seu adversário e por ter o hábito de utilizar as patas da frente quando está brigando, o que se assemelha, comicamente, a um lutador de boxe. Apesar destes aspectos, quando este cão cria uma relação de afeto e confiança com seu dono, as características que se destacam são as de proteção, lealdade e muita força e coragem para defendê-lo.

A tutora do Potter, Renata, nos contatou para a elaboração de uma cadeira de rodas que suprisse os movimentos que ele está progressivamente perdendo por conta de uma doença, a Mielopatia Degenerativa.

Esta é uma doença neurológica que atinge a medula espinhal do animal, causando a perda progressiva dos movimentos dos membros pélvicos. O que se sabe até hoje, é que os pacientes acometidos possuem uma mutação genética ligada aos neurônios e que ocorre espontaneamente em cães adultos e de porte grande, podendo ser comparada – para título de entendimento – à Esclerose Lateral Amiotrófica, nos humanos.

O Boxer, infelizmente, está na lista das raças que estão mais predispostas a ser afetadas pela doença, tal como o Pastor-Alemão, Golden Retriever, Husky Siberiano, entre outras. Felizmente, ela não causa dor.

Para prevenir seu possível sofrimento com dificuldade de locomoção, foi desenvolvida uma cadeira de rodas Custom, nosso modelo idealizado especialmente para pets com deficiência nos membros posteriores. Elas são anatômicas, feitas sob medida, personalizadas e, no caso do Potter, possui também um dos aspectos mais importantes: resistência (ele tem 40 kg!).

Com a clássica utilização de um programa de computador para fazer o molde perfeito ao seu corpo, produzimos esta cadeira de rodas pensando na necessidade que ele terá de utilizá-la para o resto da vida, portanto, todos os aspectos acima citados foram essenciais para fazer o melhor para a saúde deste grande guardião.

Confira neste link este belo cão caminhando com sua tutora!

English
Portuguese
Spanish